Sunday 23 February 2014

Poets Awake - Entrevista

CYBER10 entrevistou Gutox, da banda Poets Awake, uma banda  de Gothic Rock de Feira de Santana, na Bahia. Mais uma entrevista interessante com mais uma das pessoas que tentam fazer diferença onde vivem. 

1- Qual foi a história da criação da banda Poets Awake?
Poets surgiu de uma idéia de passagem de som comigo (Gutox) e Robson que é o ex-baterista, na casa dele, algo meio que sem compromisso, na época ele não era cristão e achei que era legal passar um som com ele e passar material cristão pra ele escutar, dai em pouco tempo, ele aceitou a Cristo (graças à Deus) e resolvemos formar uma banda com letras cristãs e com um estilo não tão comum aqui na cidade que é o gothic rock.O principal objetivo da banda é carregar a bandeira do Evangelho e pregar a Palavra para todos os que jazem nas trevas e adorar ao Senhor com nossas canções.


2- Como é a região brasileira de vocês em relação à cena Underground?
Particularmente em Feira de Santana, que é a cidade onde moro, ultimamente tem crescido, com a ascensão do Metalcore que é o “som do momento” algumas bandas vêm surgindo neste estilo. O interessante na cena é que há muitas pessoas que curtem som underground, porém a maioria não comparece nos eventos. E isso acaba trazendo uma falta de apoio dos próprios que devem manter a cena viva. Porém, existem aqueles que fazem a coisa acontecer, promovem eventos, mesmo sabendo que há uma possibilidade grande de um prejuízo financeiro. Acho que se ninguém “dar a cara pra bater” nada acontece.


3- A banda faz muitos shows? Existe alguma agenda?
Estamos no momento com alguns eventos marcados no decorrer deste ano, em janeiro já temos um evento, sendo que este é secular e isso é muito bom pra nós sem falar pro Reino, que são nesses ambientes que encontramos pessoas que necessitam uma palavra de paz e esperança, que é o que falamos em nossas canções.


4- Quais bandas que mais influenciaram (ou influenciam ainda) a Poets Awake?
As principais são: The Awakening, Dead Artist Syndrome, Saviour Machine, Clan Of Xymox, The Cure.


5- E quais as bandas que vocês destacariam do cenário atual?
A Dyanums, Baptism In Death, Epic Church, Krig, Born of Desire, Rival Machine, Abhorred Devil, Devotam.


6- Falando em cenário, como vocês classificam a cena underground atual? Também considerando a cena underground cristã.
Vejo que está muito quieta, pode ser que eu não esteja caminhando no mesmo passo pra não ver as coisas acontecerem,mas pelo menos o que posso perceber aqui no ambiente onde vivo, a cena cristã somos nós que movimentamos e quase em apoio dos próprios cristãos undergrounds. A cena secular ta um pouco adormecida, raramente ocorre um som de uma banda legal, há várias bandas aqui, porém poucas que se podem ser consideradas profissionais.


7- Ainda no mesmo assunto, como consideram o clássico e polêmico assunto do mp3 e da pirataria digital?
É um assunto que tem suas controvérsias, isso porque atualmente o mp3 que impera, vários blogs que fornecem downloads de diversas bandas e com isso essas mesmas bandas são conhecidas. Um ponto positivo são bandas que disponibilizam em seus próprios sites e isso se torna mais legal, atualmente baixei 7 discos de uma banda que gosto muito que é a Violins. Falando sobre a pirataria é algo que é difícil de ser controlada, isso por que a internet é de todos, então até eu mesmo posso baixar um cd de uma banda qualquer e pôr pra vender. Agride muito as bandas, principalmente as que estão no inicio, assim como nós da Poets Awake, pois sabemos o quanto o investimento é alto pra gravar algum material. Isso me fez lembrar do clássico caso do Metallica com a Napster que aconteceu há anos, mas ainda quando é tratado este assunto, sempre é citado. Fora que há vários sites como o myspace onde bandas fazem seu perfil e algumas disponibilizam suas músicas. Então acho que é muito difícil o controle de compartilhamento de arquivos na rede e o pior que sempre aparece alguém que quer ganhar em cima do trabalho dos outros.


8- Para fechar, como a banda classifica o atual momento político e econômico do Brasil? Este se conecta com a música de alguma forma?
É um assunto um tanto delicado, atualmente a política brasileira não está em seu melhor momento,corrupção, mensalão, isso agrava a visão dos cidadãos para o que acontece em Brasília e isso reflete na economia brasileira também que além do mais reflete em todos os meios comerciais e a música  está incluída, o mercado fonográfico precisa se estabilizar de alguma forma e com isso nós sofremos também. Infelizmente.





No comments:

Post a Comment